Panorama político
A análise da equipe Ponteio a respeito dos principais eventos políticos da semana em “lives” e vídeos.
Nos últimos anos, no Brasil, acompanhá-la com disciplina e atenção é uma necessidade fundamental para decisões econômicas de curto, médio e longo prazos.
Processar as diversas informações que circulam no centro do Poder, pesquisas e outras fontes de dados, com menor grau de risco, é um desafio compulsório.
É fundamental separar aquilo que é importante daquilo que é inconsequente, o ruído da tendência.
A Ponteio Política nasce para enfrentar esse desafio com uma equipe de jornalistas, cientistas políticos e consultores experientes, de formação e habilidades diversas, qualificados para a tarefa de ajudar a traduzir a política brasileira aos nossos clientes, combinando informação, análise e modelagem estatística.
Consultor e estrategista político com 20 anos de experiência no acompanhamento diário do Congresso Nacional em Brasília, Adriano Ceolin é mestre em Poder Legislativo pelo Centro de Formação, Treinamento e Aperfeiçoamento da Câmara dos Deputados, com diploma emitido pela Universidade de Brasília (UnB). Foi assessor na Liderança da bancada do MDB na Câmara. Tem pós-graduação pela Universidade de Navarra (Espanha) e graduação em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo. Atuou como jornalista das sucursais em Brasília da revista Veja e dos jornais Folha de S. Paulo e O Estado de S. Paulo.
Doutor em Ciência Política pela USP, foi Recognised Student na Universidade de Oxford e pos-doutorado na FGV. Tem experiência na área de pesquisa eleitoral, governamental e pesquisa de mercado. Enquanto analista político, trabalhou nas últimas duas décadas nas principais campanhas para prefeituras no estado de São Paulo, além de governos estaduais e Presidência da República. Autor do livro “Quem bate perde? Os efeitos afetivos dos spots eleitorais de TV no Brasil” (Ed. Autografia, 2015).
Jornalista há 45 anos, é editor do site de opinião e análise Capital Político em Brasília, onde participa da cobertura política desde 1977. Entre 1984 e 1988, foi repórter e coordenador de Política de O Globo; em 1989, repórter especial do Jornal do Brasil; por 23 anos, de 1990 a 2013, foi diretor da sucursal de O Estado de S. Paulo em Brasília.Fez parte da equipe responsável pelo lançamento e consolidação do serviço Broadcast, noticiário em tempo real da Agência Estado para o mercado empresarial e financeiro.Participou de coberturas históricas, como a eleição e morte de Tancredo Neves e a Assembleia Nacional Constituinte.De 2017 a 2018 foi consultor especial de comunicação nos Ministérios da Defesa e da Segurança Pública.
Doutor em Ciência Política pela USP, é cientista de dados especializado em modelagem estatística e visualização. Possui experiência com modelos preditivos, modelos hierárquicos, georreferenciamento e automação de relatórios. Entre as instituições nas quais já atuou como consultor estão UNICEF, Banco Mundial, Ibope e IBRE, além de ministrar cursos em instituições como FGV e ENAP.
Doutor em Ciência Política pela Universidade de São Paulo (USP) e bacharel em Administração Pública pela Fundação Getúlio Vargas (FGV-SP), onde foi professor de Economia. Foi assessor do Ministério da Administração e Reforma do Estado e Visiting Scholar do Center for Latin-American Studies da University of California. Trabalha há mais de vinte anos como analista político para o mercado financeiro e empresarial.